Bem- estar e Movimento

Bem- estar e Movimento

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dicas para uma correta utilização das mochilas escolares



O transporte da mochila escolar representa uma tarefa diária na vida das crianças. Quando as características das mochilas (peso, tipo de alças, número de bolsas e outras) estão desajustadas à criança, o seu uso poderá trazer algumas consequências, a nível da saúde, como: alteração do padrão de marcha, má postura, desconforto e/ou dor a nível da coluna e ombro. Assim, torna-se importante seguir algumas linhas orientadoras aquando da escolha da mochila e do seu transporte, de forma a prevenir lesões (Javadivala et al., 2012; National Safety Council, 2017; APTA, 2017).

Quando compra uma mochila para o seu filho deverá certificar-se que esta apresenta:
- Um design ergonómico;

- Um tamanho correto: nunca mais largo ou comprido que o tronco da criança; não deve ultrapassar os 10 cm abaixo da cintura;

- Alças largas e almofadadas;

- Costas almofadadas;

- Cintos a nível da anca e peito (para ajudar a transferir algum peso para a anca e tronco);


- Compartimentos múltiplos (para melhor distribuir o peso; colocar os objetos mais pesados junto às costas) (National Safety Council, 2017; APTA, 2017; Forjuoh et al., 2003).



Na altura de preparar a mochila para a escola certifique-se de que tudo o que é guardado é necessário e se está arrumado de forma adequada. Na medida do possível, certifique-se que o peso da mochila é inferior a 10%-15% do peso corporal (National Safety Council, 2017; Forjuoh et al., 2003).




Na altura do transporte da mochila verifique se as alças estão bem ajustadas, ensine o seu filho a levantar de forma adequada a mochila (com os joelhos dobrados e de frente para a mesma), relembre o seu filho que deverá sempre transportar a mochila com as 2 alças (National Safety Council, 2017; Forjuoh et al., 2003).




Adicionalmente, o Fisioterapeuta poderá ajudar a melhorar problemas que se verifiquem a nível da postura, corrigir desequilíbrios musculares e tratar a dor que possa resultar do uso inadequado da mochila (APTA, 2017).




Referências:
Forjuoh, N., Little, D., Schuchmann, J.A., Lane, B.L. 2003. Parental knowledge of school backpack weight and contentes. Arch Dis Child.88:18–19.

Gardon, G., Balagué, F. (2004) Backpacks and spinal disorders in school children. Eur Med Phys. 40:15-21.

Javadivala, Z., Allahverdipour, H., Dianat, I., Bazargan, M. (2012) Awareness of Parents about Characteristics of a Healthy School Backpack. Health Promotion Perspectives. 2(2):166-172.